A quiropraxia é uma especialidade da área da saúde, que foca na coluna vertebral, que é o centro de sustentação do corpo todo. A técnica da quiropraxia pode ajudar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano. O termo “quiropraxia” é derivado de duas palavras gregas: “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), ou seja, “praticar com as mãos”. Basicamente, a quiropraxia lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas na coluna vertebral, bem como os seus efeitos na saúde em geral.
Como ciência, a quiropraxia é uma prática bastante antiga. Há relatos de manipulações semelhantes a quiropraxia que datam de milhares de anos antes de Cristo, mostrando que as civilizações já reconheciam a importância da coluna vertebral para a saúde do corpo. A quiropraxia, de fato, surgiu em meados de 1900, nos EUA, quando David Palmer começou a estudar a relação entre a coluna vertebral e a saúde, descobrindo como as mudanças estruturais na coluna afetam o sistema nervoso. Assim, mais de 100 anos se passaram e a quiropraxia progrediu como uma ciência da saúde, tornando-se uma profissão ensinada em diversas universidades entre os países mais desenvolvidos no mundo.
Evitando ao máximo o uso de medicamentos e cirurgias, a quiropraxia é trabalhada através do manuseio do corpo do paciente, onde o profissional ajusta, alinha e estabiliza as estruturas. A quiropraxia se trata de umas técnicas manuais mais utilizadas, pois dá enfoque na manutenção e na restauração da saúde do paciente, onde estabelece uma relação entre a estrutura (o corpo) e a função (desempenho). Ou seja, fazendo com que os impulsos que partem do sistema nervoso e passam pela coluna vertebral possam ocorrer corretamente, até chegar aos sistemas muscular e esquelético.
A quiropraxia traz benefícios e efeitos em todo o organismo. Na maioria das vezes, os pacientes recorrem à quiropraxia para tratar problemas específicos, como dores na coluna, porém também apresentam melhorias na qualidade de vida e bem-estar. Os principais resultados que a prática da quiropraxia traz para os pacientes são:
A primeira consulta com o quiropraxista, profissional responsável por realizar as sessões de quiropraxia, acontece pela avaliação do paciente, em que as observações, queixas e objetivos são ouvidos. Além disso, um exame corporal também é realizado, onde os aspectos neurológicos e ortopédicos são avaliados, e são feitos procedimentos de ajuste vertebral, caso o paciente esteja apto ao tratamento. Esses procedimentos são as principais características da quiropraxia e consistem em movimentos rápidos, onde o quiropraxista usa de força controlada e precisão para movimentar e liberar as articulações. Geralmente, esses movimentos geram estalos, mas a ação realizada é sempre segura, cuidadosa e não dói.
As demais consultas de quiropraxia envolvem ajustes ou realocações vertebrais específicas para cada paciente, sempre indo de acordo com a avaliação feita pelo quiropraxista. O tempo de cada sessão, a duração do tratamento e a frequência de consultas dependerá de cada tipo de tratamento e do quadro do paciente. Porém, geralmente, a sessão de quiropraxia costuma durar entre 20 e 50 minutos, e a frequência de consultas é de 1 a 2 vezes por semana no início do tratamento. Há casos, também, que os pacientes podem fazer consultas apenas para fazer a manutenção terapêutica, fazendo os ajustes de forma semanal, mensal ou semestral.
Com isso, há 3 possíveis fases de tratamento da quiropraxia. São elas:
A Kimura Quiropraxia é uma clínica especializada em quiropraxia, com foco total em agregar a vida de seus pacientes através de um novo conceito em saúde: a quiropraxia. Oferecendo um tratamento de alta qualidade, com preço justo e tratamentos que trazem resultados rápidos e efetivos, a Kimura realiza todos os tratamentos de quiropraxia, sem perder o lado humano, focando em cuidar de todos os pacientes de forma única, personalizada e satisfatória, com os profissionais mais experientes e capacitados para os tratamentos.